Livro a 3 - cap1

Capítulo 1

Olívia não conseguia parar de pensar. Por mais que tentasse, por mais que fugisse ao assunto, o mesmo surgia-lhe sempre na cabeça: “Estes próximos anos vão ser os melhores da minha vida.”

O pensamento era excitante, assustador e um pouco triste. Uma espécie de sentimento agridoce. Dava boas vindas aos anos que vinham, mas tinha saudades da inocência e despreocupação da infância. Ela e os amigos tinham, por um lado, saudades de ser crianças, mas com o primeiro beijo, a primeira mentira descarada, a primeira loucura, a primeira morte... tornaram-se adolescentes. E com isso viveram uma série de experiências, sentimentos e um mundo à parte.

Decidiram, então, que era melhor tentarem não pensar nisso e desfrutar a vida ao máximo, como o Pedro dizia na sua voz rouca, estilo estrela de rock decadente: “Se a vida fosse dois dias faríamos todos directa”. E era isso que pretendiam fazer, num sentido mais global, viver a vida ao máximo.

Todas as pessoas têm um lugar especial, onde passaram tempos inesquecíveis com pessoas memoráveis, onde ocorreram acontecimentos inesperados, alguns tristes, mas a maioria em pura alegria e contentamento. Esse sítio, para Olívia, Helena, Maria, Pedro e Xavier, era a Sala dos Sonhos, a sala do apartamento de Pedro e do seu irmão mais velho, o João, e chamado assim porque era um local para sonhar, reflectir e viajar pelas terras da imaginação e do tempo. Era uma sala pequena, mas cheia de emoção, cores e um ambiente calmo, favorecido pelo cheiro doce do jasmim dos incensos e a música chill out que saía da aparelhagem. Estava cheio de souvenirs e bugigangas de locais exóticos, festivais, concertos e viagens e o chão estava coberto de almofadas e poufs.


Excerto do 1º capítulo do livro "a três mãos" escrito por alunos em parceria com escola de Ghent (KA Voskenslaan Koninklijk Atheneum) e Lepe no âmbito do projecto Comenius "From a dusty school library to a dynamic information landscape". Este capítulo foi escrito pelos alunos da ESA, integrados pela Profª Fernanda lamy

Sem comentários: