Bibliotecas escolares - Dia internacional

A 22 de Outubro de 2007 comemora-se o dia Internacional das Bibliotecas Escolares pelo que deixamos aqui um texto para reflectir sobre o papel da biblioteca sob o signo: o Professor e a Biblioteca, Parceiros do aluno

“A Biblioteca escolar/Centro de Recursos Educativos é um verdadeiro laboratório de aprendizagem de competências de informação onde o aluno adquirirá, à medida do seu percurso escolar, métodos de trabalho, desenvolverá a sua autonomia, aprenderá a procurar, explorar e difundir a informação sob todas as formas, desenvolverá o espírito de análise e de síntese assim como o sentido crítico.
A BE/CRE tornar-se-á um lugar de formação.
Mais sistemática no 1º ano do 3º Ciclo, a formação para a informação evoluirá para uma abordagem mais individualizada no Secundário.
A biblioteca responderá ainda a necessidades de lazer e de calma, mas sobretudo oferecerá um ambiente cultural de primeira escolha pelo conjunto de documentos e serviços que tornará acessíveis. Uma maior continuidade será criada entre a biblioteca e a sala de aula.”
Dion, Jocelyne, Des bibliothèques branchées sur la planète. Documentation et bibliothèque, vol. 40, no 4 (numéro thématique, La bibliothèque de l’école), p. 252. (traduzido e adaptado)

Sem comentários: