Colóquio " DESPERTAR NO FEMININO"

No dia 28 de Novembro irá realizar-se um colóquio na BE, assinalando o centenário de Simone de Beauvoir, subordinado ao tema "Despertar no feminino".


Maria Luísa Ribeiro Ferreira,Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. As suas publicações situam-se no âmbito da Filosofia moderna, da didáctica da filosofia e da filosofia no feminino.

Actualmente coordena um projecto de investigação sobre filosofia.


O colóquio, que propõe uma reflexão em torno de Simone de Beauvoir como filósofa e escritora, decorre por iniciativa do Grupo de Filosofia e terá como convidada a Professora Maria Luísa Ribeiro Ferreira, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é professora.
O que os filósofos pensam
sobre as mulheres? Haverá direitos específicos das mulheres? Qual o papel/lugar da mulher na filosofia ocidental? são alguns dos temas em debate.


Simone de Beauvoir foi sem dúvida uma das grandes filósofas da modernidade que “agitou” uma época, lutando fervorosamente para que se tornasse claro que:”… essa consciência entre as mulheres de que a luta de classes não engloba a luta de sexos — é que é novo. A maioria das mulheres sabe disso agora. Essa é a maior conquista do movimento feminista. É a que vai alterar a história nos próximos anos.

Sem comentários: