A cultura grega continua viva

Antes da palestra houve tempo para uma pequena representação teatral com alunos do professor Paulo Moreira.

A palestra da Profª. Doutora Adriana Nogueira, anunciada aqui , contou com a presença do Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício.



"...Vindos de toda a parte do mundo grego, os sofistas (mestres de sabedoria), dedicavam-se a fazer conferências e a dar aulas nas várias cidades-estado, sem se fixarem em nenhuma. Atenas é todavia a cidade onde mais afluem, onde no século V a. C. adquirem um enorme prestígio. Aproveitam as ocasiões em que existe grandes aglomerações de cidadãos, para exibirem os seus dotes retóricos e saber, ensinando nomeadamente a arte da retórica. O seu ensino é, portanto, itinerante, mas também remunerado."

"...Se todas as opiniões e todas as aparências são verdadeiras, conclui-se necessariamente que cada uma é verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Visto que, frequentemente, surgem, entre os homens, opiniões contrárias, e cremos que se engana quem não pensa como nós, é obvio que existe e não existe ao mesmo tempo a mesma coisa. Admitindo isto, deve-se também admitir que todas as opiniões são verdadeiras. (...) Se as coisas são como afirma Protágoras, será verdade o que quer que se diga". Aristóteles. Met.IV,5,1009.

Como sinal de reconhecimento a Presidente do Conselho Executivo Dr.ª Célia Pedroso entregou uma pequena lembrança.

Sem comentários: