Dr.ª Isilda Gomes Governadora Civil de Faro na BE

ALUNOS DE ALBUFEIRA VENCEM “ESCOLA ALERTA”

A Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Albufeira, Dr.ª Célia Pedroso, recebeu a Governadora Civil de Faro, Dr.ª Isilda Gomes, que realizou a visita no âmbito da Agenda Temática “O Algarve e a Educação” e das comemorações regionais do Ano Europeu para a Criatividade e a Inovação, acompanhada pelo Director regional de Educação do Algarve Dr. Luís Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira Dr. José Carlos Rolo, Presidente do Conselho Directivo Professor Doutor Jorge Santos da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, Dr.ª Ana Linhares do Instituto da Segurança Social, e os presidentes das juntas de freguesia de Albufeira e Ferreiras.

Lançado no ano lectivo de 2003/2004, o Programa “Escola Alerta” visa sensibilizar crianças e jovens dos ensinos básico e secundário para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas e de comunicação, que dificultam ou impedem a acessibilidade e o pleno gozo de cidadania a pessoas com deficiência.

Na Escola Secundária de Albufeira, visitou o Núcleo de Tecnologia Ambiental (Projecto)
e contactou com alunos dos Cursos Profissionais de Design e Artes Gráficas e Artes do Espectáculo.

Assistiu ainda a um momento musical pelo Professor Carlos Cunha e de poesia denominado “A poesia na escola…e em toda a parte…”, por Afonso Dias, ao qual se seguiu uma apresentação dos trabalhos vencedores, por parte dos respectivos alunos. O trabalho vencedor, elaborado por quatro alunos do 12º ano, resulta do levantamento das barreiras urbanísticas, sociais e de comunicação existentes na cidade de Albufeira, para as quais propuseram soluções.
“Vida de uma outra forma”, apresentado por alunos da Escola Secundária de Albufeira, é o título do trabalho vencedor na categoria 2 (3º ciclo e secundário) do concurso, que pretende sensibilizar crianças e jovens dos ensinos básico e secundário para as questões da deficiência.
No final efectuou-se a cerimónia de entrega de prémios aos alunos vencedores do Concurso “Escola Alerta”.
A Escola transformou a sua Biblioteca Escolar num espaço de recepção para os cerca de 90 convidados, entre os quais, alguns elementos e a presidente da associação de pais desta escola, Dr.ª Ana Vidigal, presidentes dos conselhos executivos da Escola EB 2,3 Dom Martim Fernandes, Dr. Aurélio Nascimento, da Escola EB 2,3 de Ferreiras, Dr. António Paiva e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Albufeira, Sr. Hélder Sousa e de Ferreiras, o Sr. Fernando Gregório, assim como os encarregados de educação dos alunos envolvidos nos projectos.

Sem comentários: