Questões ambientais na BE

No passado dia 25 de Maio, pelas 10h30, na Biblioteca da ESA, teve lugar um debate intitulado Acção Humana e Meio Ambiente, o qual visou as problemáticas associadas à acção do Ser Humano sobre a Natureza. Esta actividade foi organizada no âmbito do projecto Nova Projectanda, dinamizado por formadores e formandos dos cursos EFA - nível secundário, tendo contado com a participação de várias turmas e professores do ensino diurno. O objectivo fundacional foi reflectir acerca do modelo de civilização que se pretende, tendo por base as noções de sustentabilidade e cidadania.
Após a abertura da sessão pela Presidente do Conselho Executivo da ESA Dr.ª Célia Pedroso, foi apresentado o filme ARK: A Verdade. Seguiu-se, então, o debate pela Dr.ª Maria Teresa Santos, Professora da Universidade de Évora, que trouxe para a discussão a Filosofia do Ambiente perspectivada na ética da Natureza, na visão antropocêntrica da Natureza e nos esboços para um novo paradigma na relação Homem - Natureza.
A importância e o papel das Organizações Não Governamentais (ONG´s), na linha das acções pela sustentabilidade e da defesa do Meio Ambiente, foram realçados pelo Dr. José Paulo Martins, pertencente à Direcção da Quercus.
Foi, também, possibilitada pelo Dr. Francisco Lopes, Professor da Escola Secundária de Albufeira, a perspectiva geológica da acção do Homem sobre a Natureza.Por fim, a Eng.ª Valentina Calixto, Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, apresentou os principais eixos de intervenção a nível da gestão da água no Algarve.

Sem comentários: