Noite branca na BE

Misérias Humanas

"Sete crianças judias", peça para teatro, escrita por Caryl Churchill, como reacção a mais um conflito armado na Faixa de Gaza, entre israelitas e palestinianos, acontecido em Janeiro, e "Mercados Financeiros", uma rábula humorística de Geoffe Atkynson e Rory Bremner, foram apresentadas na biblioteca da escola, pelos alunos das turmas do 2º ano dos cursos EFA - NS, na sexta-feira, pelas 20.30, no contexto da Área de Competência de Cidadania e Profissionalidade.

Durante um espaço de 40 minutos, esta intervenção pública visou causar a reflexão para a miséria humana que os conflitos bélicos e a dominação do mundo pela alta finança perpetuam, por vias que apenas na aparência são diferentes.

"Sete crianças judias" retrata a íntima contradição do espírito humano quando resolve erguer, pela guerra, o bem e o justo. Contradição espelhada pelo sucessivo dizer e desdizer das personagens, mergulhadas num caldo tóxico de fanatismo religioso, legitimidade moral e mesquinhez material, que confere à vida e ao sangue dignidades diversas.

"Mercados Financeiros" solta, numa hilariante entrevista, a clarividência e o magnânime carácter do banqueiro, explorando os alicerces da engrenagem financeira que faz girar, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, as sociedades liberais.
Esta intervenção pública constituiu, simultaneamente, um meio para angariar fundos para uma ONG - Medical Aid for Palestinians -, que trabalha na Palestina com o intuito de promover cuidados de saúde básicos às vítimas do conflito armado, em especial, a crianças.

Acreditando que a guerra é também terrorismo e o Homem não tem que necessariamente ser o lobo do Homem, construiu-se um pedaço de espaço crítico.

Na assistência a Directora da ESA e adjuntos, não faltaram a esta representação.

Sem comentários: