Tomada de Posse da Directora da ESA

Cerimónia de Tomada de Posse da primeira Directora da ESA
Após a eleição pelo Conselho Geral Transitório e respectiva homologação pela DREAlg, decorreu, no passado dia 2 de Julho, a cerimónia de Tomada de Posse da Directora de Escola, Dr.ª Célia Maria Calado Pedroso, na Biblioteca da Escola Secundária de Albufeira.


O parágrafo acima escrito respeita a formalidade do discurso noticioso, objectivo, conciso, informando sobre quem, o quê, quando, onde, os parâmetros reguladores da apresentação de factos.
Contudo, o que ocorreu nesse dia, na nossa escola, merece não só a formalidade discursiva, de acordo com a própria natureza formal do evento, descritiva, mas sobretudo a narração atenta do momento que se cristalizou como a primeira oficialização, aqui, da mudança no panorama nacional da gestão das escolas, agora.
O relato que se segue, não escapando à dimensão especular do registo informativo, não pode limitar-se a uma enumeração de nomes, datas e horas – porque este relato é sobretudo sobre a assinatura de uma vontade, e sobre todos os que quiseram testemunhar e assinar por baixo.


No final de tarde do dia 2 de Julho, o átrio da escola estava já cuidadosamente preparado para a recepção dos convidados.
Temperatura mais suave, fardas pretas e brancas envergadas por jovens estudantes de Hotelaria que circulavam com bandejas ornamentadas de aperitivos, enquanto outros aprendizes da arte de bem servir enchiam com rigor e gentileza os copos que iam chegando. A antecipação do momento principal, ligeira, agradável na sua preparação e composição.



A plateia subiu depois para ocupar as cadeiras na biblioteca, espaço camaleónico já habituado a servir de cenário a inauditos eventos, enquanto que no ecrã eram projectadas imagens das muitas e diversas actividades, danças e andanças que coloriram o ano lectivo que já quase termina.





Envergando o papel de mestre de cerimónias, o professor Luís Pica saudou o público presente - pessoal docente, pessoal não docente, membros do Conselho Geral Transitório, elementos de Conselhos Executivos de outras escolas, presidentes de Juntas de Freguesia, elementos representantes da Escola Segura, alunos, encarregados de Educação - e apresentou os ilustres elementos da mesa: Dr. David Gago, Presidente do Conselho Geral Transitório, Dr. José Carlos Rolo, Vice-Presidente da Câmara de Albufeira, e Dr. Luís Correia, Director Regional de Educação do Algarve.

David Gago, presidente do Conselho Geral Transitório, inaugurou os discursos. Na sua intervenção resumiu os trâmites do processo eleitoral decorrido, destacando o rigor, seriedade e formalidade implicados, bem como as incumbências do Director de Escola.



Seguidamente, o vice-presidente da Câmara de Albufeira, Dr. José Carlos Rolo, tomou a palavra para manifestar o seu apoio à colega, amiga e prestes a ser empossada do novo cargo, Dr.ª Célia Pedroso, e à escola no seu todo, cuja dinâmica desenvolvida elogiou, salientando a cooperação existente e que existirá, ainda que sem obrigatoriedade formal, de forma a ser profícua a contínua construção deste pilar fundamental da sociedade.


Discursou depois o Director Regional de Educação do Algarve, Dr. Luís Correia, que revelou uma profunda crença no trabalho a ser implementado e desenvolvido pela ainda Presidente do Conselho Executivo, a quem reconhece capacidades profissionais e humanas que há longos anos acompanha, a quem reconhece o perfil para o cargo.

Formalizou-se então a tomada de posse da Dr.ª Célia Maria Calado Pedroso como Directora de Escola, momento solene concentrado nas palavras, proferidas pelo Presidente do Conselho Geral Transitório, Dr. David Gago, e pela primeira Directora de Escola, e nos gestos, das mãos que desenharam as respectivas assinaturas, a derradeira e canónica oficialização de um longo e intenso processo.



A nova Directora de Escola, até aí sentada a assistir ao desenrolar da cerimónia, olhou de frente a sala cheia e preparou-se para ler o discurso previamente preparado. A nova Directora que todos conhecem e que ninguém está habituado a ver de papel na mão, mas sempre com as palavras a saírem espontâneas.

O momento exigia a decoração, o traje a rigor e o papel na mão, mas falou sobretudo de coração. E como já se sabia que aquele papel na mão era um objecto estranho, recorreu a ele para não esquecer o que era preciso lembrar, mas desviou-se dele acrescentando sempre o que era fundamental dizer. Ainda que muito habituada a ser a face visível do orgão de gestão, a emoção surgiu como se fosse a primeira vez, emoção nascida de um olhar para a “eterna novidade”. E foi esse o espírito que as palavras lidas e sentidas gravaram – a missão da renovação e do novo, a consciência de uma casa sempre em construção, a consciência da maior responsabilidade em cada andaime.

E terminou a sua primeira intervenção como a figura central deste novo modelo de gestão chamando para junto de si o colectivo que tornou sempre tudo possível e que continuará sendo equipa: Dr. Henrique Silva, Dr.ª Cristina Eugénio, Dr.ª Paula Abreu, Dr. Francisco Lopes e Dr. Luís Dionísio, perfilados para o futuro do próximo quadriénio. A nova Directora assumiu solenemente o cargo, assumindo a formalização de um rosto único e visível representante de toda uma comunidade empossada.


Antes da cortina fechar, tempo ainda houve para ouvir os acordes e a voz já familiar do professor Carlos Cunha. E ouviu-se a intemporal “Pedra Filosofal”, o fado “Pode ser saudade” e um fado alentejano, conterrâneo da personagem principal. Ouviu-se atentamente as palavras, a melodia, cantou-se, aplaudiu-se o artista.


Mudança depois do cenário, com música de fundo e mesas preparadas para o momento da confraternização. Os alunos do Curso CEF de Restauração da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita, coordenados pela professora Ana Sofia Vieira, continuavam impecavelmente concentrados na sua missão. E houve convívio, um momento de pausa nos trabalhos.



No fim de uma noite de festa, um até amanhã: cá estaremos de mangas arregaçadas para mais 4 anos de ESA.




Algumas fotos para mais tarde recordar!











Sem comentários: