Palestra :"Memorial do Convento de José Saramago: introdução didáctica à leitura"

Dia 20 de Abril pelas 10h 30m na BE, promovida pelo Grupo de português.

Palestra :"Memorial do Convento de José Saramago: introdução didáctica à leitura"


Orador: Professor Doutor José Cândido de Oliveira Martins (Docente e Investigador da Universidade Católica Portuguesa)

Turmas de Português : 12º H, E, I, C, F, A, B, D e G

JOSÉ CÂNDIDO DE OLIVEIRA MARTINS (n. 1965)


Doutorado em Teoria da Literatura, é docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa. Nesta instituição, tem leccionado várias disciplinas: Teoria da Literatura; Teoria do Texto Literário; Temas de Literatura Comparada; Literatura Portuguesa (Moderna); História da Arte Moderna; e Retórica e Argumentação; História da Comunicação e dos Media. Tem ainda colaborado com outras universidades ao nível da licenciatura e do mestrado/doutoramento, em Portugal e em outros países (Espanha, França e Brasil).

Além de artigos vários para revistas da especialidade, de participação em congressos e colóquios, e de colaboração em diversas obras colectivas, publicou alguns livros: Teoria da Paródia Surrealista (Braga, 1995); Para uma Leitura de ‘Maria Moisés’ de Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1997); Naufrágio de Sepúlveda. Texto e Intertexto (Lisboa, 1997); Para uma Leitura da Poesia de Bocage (Lisboa, 1999); Para uma Leitura da Poesia Neoclássica e Pré-Romântica (Lisboa, 2000); mais recentemente, Fidelino de Figueiredo e a Crítica da Teoria Literária Positivista (Lisboa, 2007); Viajar com... António Feijó (Porto, 2009). Organizou a publicação de volumes colectivos: nº temático da Revista Portuguesa de Humanidades (Braga, 2008), sobre Miguel Torga; e o volume de actas Padre António Vieira – Colóquio (Braga, 2009).

No campo da publicação de autores da Literatura Portuguesa, organizou a edição de vários autores, com fixação do texto e introdução crítica: Camilo Castelo Branco, Eusébio Macário / A Corja (Porto, 2003) e Novelas do Minho (Porto, 2006); António Feijó, Poesias Completas (Porto, 2004) e Poesias Dispersas e Inéditas (Porto, 2005); Teófilo Carneiro, Poesias e Outros Dispersos (Guimarães, 2006); Diogo Bernardes, O Lima (Porto, 2009).

Sem comentários: