Debate no "Dia do Advogado"

O dia do Advogado foi lembrado na Escola Secundária de Albufeira, com um debate promovido pela Ordem dos Advogados.
Contamos com a presença do Dr. Pedro Hilário e da Dr.ª Cátia Morais Gomes.
O debate abordou temas relacionados com os direitos e deveres dos alunos e as penas no incumprimento da legislação.

Temas como: O Bullying nas suas diversas vertentes: a difamação, a violência no namoro, gozar, empurrar, humilhar,chamar nomes, ameaçar, excluir de brincadeiras e jogos, são actos que acontecem todos os dias e podem ser considerados crime.
O Dr. Pedro Hilário deu alguns exemplos de situações que podem constituir crime e sobre as quais os alunos devem pensar, no sentido de evitar complicaçõe futuras.

"Bullying", expressão inglesa com difícil tradução para português, consiste, segundo Alexandre Ventura, do departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, "na violência física e/ou psicológica consciente e intencional exercida por um indivíduo ou um grupo sobre outro indivíduo, ou grupo, incapaz de se defender e que, em consequência de tal agressão, fica intimidado, podendo ver afectadas as respectivas segurança, auto-estima e personalidade".

A sessão foi aberta pela Dr.ª Cristina Henriques Eugénio, adjunta da área de alunos dos Cursos Científico-Humanísticos e Tecnológicos.  
A psicóloga da ESA, Dr.ª Luísa Pinto também usou da palavra para dar conta de alguns dos problemas que os alunos lhe colocam, reafirmando que está sempre disponível para contribuir para uma melhor informação e formação dos nossos alunos.

O professor bibliotecário Gabriel Batista, relembrou um ditado antigo "Tão ladrão é aquele que rouba como o que fica à porta" .
 Os alunos com conhecimento de situações que comprometam outros colegas, não devem permitir que elas se exerçam .
O grupo turma deve zelar pelos mais fracos e não permitir que se exerça qualquer tipo de violência contra eles.

E para os interessados:
Informações sobre o Estatuto da Ordem dos Advogados





Sem comentários: