O 25 de Abril e a descolonização – o caso de Timor-Leste

Decorreu no passado dia 11 de Maio, na Biblioteca da nossa Escola, uma Palestra/Debate sobre “O 25 de Abril e a descolonização – o caso de Timor-Leste”.
O evento contou com a participação do General Mário Tavares de Almeida. Este militar integrou as operações do 25 de Abril como 2º comandante da coluna de Salgueiro Maia, tendo assim uma participação decisiva na vitória da revolução. Posteriormente, foi mobilizado para Timor, onde participou no processo de descolonização daquele território e na sequência destes acontecimentos viria a ser aprisionado pela Indonésia durante quase um ano.

Pela sua participação directa nestes importantes factos da nossa História mais recente, constitui-se como um protagonista privilegiado que deve ser ouvido pelos nossos alunos. Nesse sentido, foi-lhe formulado um convite para vir à nossa Escola e desde logo aceite.

A sua intervenção e diálogo com a assistência, da qual faziam parte as turmas 12º E e F e ainda o 11º F, foi animada e acompanhada explicações detalhadas de factos que se enquadram no tema em discussão e contribuiu para o reforço do conhecimento dos nossos alunos.

No final do Debate o professor Paulo Moreira declamou alguns poemas relativos a Timor e o professor Adelino Carreira recordou algumas das canções mais identificadas com 25 de Abril, o que constituiu um momento cultural muito agradável.

Este evento enquadra-se nos conteúdos do programa do 12º ano de História A,  no Projecto “Rostos de Esperança” que pretende dinamizar um intercâmbio com a Escola pré-Secundária de Maliana – Timor-Leste e foi coordenado pelo professor Domingos Coelho.

Sem comentários: