Dia Internacional das Migrações

ESA E A MULTICULTURALIDADE

Veja as fotos

Para celebrar o “Dia Internacional das Migrações”, no dia 15 de Dezembro, a Biblioteca da ESA serviu de palco a uma apresentação multicultural composta por 17 nacionalidades, que terminou com uma amostra gastronómica."Saberes e Sabores" dos vários países envolvidos.
Esta actividade inserida no “Projecto Português para Todos” e a Biblioteca Escolar, pretende legitimar aprendizagem-ensino da língua portuguesa como parte estruturante duma integração cultural e pluralista.
O evento contou com a presença da Directora da Escola, Dr.ª Célia Pedroso, o Coordenador do PPT, o Dr. Francisco Lopes, o Dr. Henrique Silva, a Dr.ª Cristina Eugénio, a Dr.ª Paula Abreu, a Dr.ª Filomena e vários docentes, funcionários, alunos, formandos e respectivas famílias.
Aos formandos do PPT juntaram-se os alunos do Português Língua Não Materna num total de 17 países (Ucrânia, Moldávia, Rússia, Nigéria, China, Bulgária, Inglaterra, Estónia, Eslováquia, Paraguai, Senegal, Nepal, Bangladesh, Escócia, Hungria e Roménia).
Os formandos e alunos do PLNM apresentaram em power point os aspectos mais significativos da sua cultura, sendo que os últimos apresentaram os seus países partindo de lendas tradicionais.
A divulgação e partilha culturais foram intercaladas com momentos musicais e danças típicas.
A formanda Nicola Reid e o bailarino Pedro Oliveira dançaram rumba e salsa, envolvendo os presentes numa atmosfera de sensualidade e beleza rítmica.
Um dos momentos mais fascinantes da noite foi-nos oferecido por Maxim Nedobezkim com apenas oito anos, que fez a sua primeira actuação de acordeão em público, encantando-nos com o seu talento nato.
Liubov Chernova (avó de Maxim) e o seu marido Aleksandr Kunir proporcionaram-nos folclore russo, onde não faltou a alegria e boa disposição.
Da Nigéria, Lucky Dibiagwu e Edith Dibiagwu, um casal de formandos do PPT, trouxeram-nos as danças típicas da Nigéria bem ritmadas e alegres.
O Nepal brindou-nos a solo com a bailarina Mala Tamang que demonstrou o seu talento na arte da dança nepalesa.
O formando Thakur Gurung e a sua parceira Asha Khanal dançaram duas músicas típicas do Nepal ritmadas, enérgicas e bem dispostas.
A nossa noite multicultural terminou com um lauto banquete, onde foram exibidos e deglutidos os pratos típicos das várias nacionalidades, deliciosos prazeres que alguns almejam que se venham a repetir.
Agradecemos a disponibilidade de todos os que se juntaram a nós para produzir este evento multicultural por excelência, nomeadamente: a professora Rosário Charrua e alunos, professora Ana Vieira e alunos, Aldina Mestre e alunos, professoras Tânia Martins, Vera Duarte, Manuela Lino, professor Domingos Quádrio, Dona Zília Viegas e toda a equipa da Biblioteca Escolar.
Este evento multicultural foi complementado com uma exposição na BE de objectos típicos representativos das várias nacionalidades que esteve patente ao público até ao dia 8 de Janeiro.
Uma palavra de apreço aos nossos bailarinos “prata da casa” que contribuíram com o seu talento e originalidade para demonstrar a riqueza cultural típica dos seus países.
Para finalizar e no âmbito do “Projecto Português para Todos”continuaremos a palmilhar o caminho que permita aos formandos a proficiência em português, para agir, como actores sociais, exercendo uma cidadania plena e consciente.

Sem comentários: