Daniel Sampaio na BM Albufeira

“O contacto com professores e alunos foi (é) das melhores coisas da minha vida e não receio afirmar que fiz algumas intervenções importantes em várias escolas”. (Daniel Sampaio)
Pelas 21 horas do dia 10 de Dezembro, o Dr. Daniel Sampaio realizou um Colóquio na Biblioteca Municipal de Albufeira realçando os problemas da adolescência, bem como um novo olhar sobre o relacionamento entre pais e filhos, a temática que recentemente desenvolveu no seu livro mais recente “ Lavrar o Mar”.

Fez ainda referencia ao seu livro inventem-se novos pais, escrito há doze anos e centrado nos filhos em que apontava para a necessidades dos pais se “inventar” na adolescência, a partir dos sinais que recebiam dos filhos, mas que hoje pode já ser considerado como desactualizado pois a visão de sociedade e a própria sociedade está alterada.

Esta nova obra, consubstancia o pensamento mais actual do autor e é mais dirigida a pais e professores, pois afinal são eles que mais lidam com os jovens.

O diálogo, o apoio escolar e familiar são armas fundamentais para superar os problemas que muitas vezes são colocados aos psicólogos e psiquiatras antes do tempo: conversar e ouvir são tarefas necessárias para na sociedade actual.

No final houve um período para discussão, em que os encarregados de educação e professores presentes colocaram algumas das suas preocupações bem como um desafio para eventos futuros.

Sem comentários: