Palestra - SOS Racismo


RACISMO E DISCRIMINAÇÃO


No âmbito das actividades do Projecto Nós e o Mundo programadas para o presente ano lectivo, numa organização conjunta do Professor José Fernando Carvalho e o Professor Bibliotecário da ESA, Professor Gabriel Batista, realizou-se uma palestra sobre o racismo e a discriminação, no dia 19 de Novembro, dinamizada pelo Presidente da associação S.O.S. RACISMO, Exmo. Sr. José Falcão.

Perante uma plateia interessada e participante, analisou-se o fenómeno do racismo, suas causas e manifestações, evidenciando-se a falta de fundamento cientifico e moral desta atitude intolerante (a Biologia prova que as capacidades genéticas dos seres humanos são basicamente as mesmas, independentemente da cor da pele). Também se analisou e discutiu a questão dos imigrantes residentes em Portugal. Procurou mostrar-se os benefícios que os imigrantes trazem à vida económica do País e o intercâmbio cultural que a sua presença desencadeia. Alguns preconceitos foram desmontados, tal como, por exemplo, a falsa ideia de que os crimes são maioritariamente cometidos por imigrantes dos países de Leste, ou por indivíduos provenientes das ex-colónias portuguesas.

Uma palavra final de agradecimento aos professores e alunos presentes (entre os quais, duas turmas da professora Maria do Céu Ferreira, da Escola Básica e Secundária de Albufeira), e, em particular, ao Conselho Executivo desta Escola, pelo apoio prestado à realização da palestra.

Contámos com a presença da Dr.ª Filomena Branco do núcleo de Desenvolvimento do Sucesso Educativo,Rede de Bibliotecas Escolares – DREAlg.



O Professor: Fernando Carvalho

Sem comentários: