Escritor na Escola - José Sequeira Gonçalves

José Sequeira Gonçalves é um historiador algarvio, natural de S. Bartolomeu de Messines, Mestre em História Contemporânea de Portugal.

O escritor vem apresentar o seu livro "Cruz de Portugal" no dia 15 de Fevereiro, seguido de sessão de autógrafos e visita à BECRE, no âmbito do projecto de Leitura contratual das turmas do 12º ano B E F e G.

Um romance fascinante sobre a instauração da República e os heróis que combateram na Primeira Grande Guerra.

"Tenho uma história para vos contar, mas não sei por onde começar. Eu devia andar pela idade de atirar pedras aos pardais quando a República tomou conta do meu país. A partir daí nunca mais tive descanso.
O meu pai enfiou comigo numa quinta, a trabalhar que nem um mouro para me tornar republicano, e depois mandou-me para Lisboa, para estudar e me tornar merceeiro. E o meu governo mandou-me para um quartel em Tavira, para me tornar soldado, e depois despachou-me para França, para as trincheiras da Grande Guerra, onde vivi o Inferno.

Ditas as coisas assim, até parece que tive alguma culpa do que aconteceu no 5 de Outubro, mas juro-vos: não tive nada a ver com a revolução republicana, eu até nem sabia o que era uma República! Mas, apesar dos contratempos, posso dizer-vos que encarei o meu destino como um verdadeiro patriota, um verdadeiro republicano.
Até àquele momento em que me lembrei que, ao longo da vida, somos sempre confrontados com dois destinos e temos forçosamente que optar por um deles.

No momento decisivo da minha vida, optei pelo destino errado..."

Sem comentários: