Projecto do Curso EFA NS 1º A "Histórias de quando Aprender é um Prazer"


No passado dia 20 de Novembro, os alunos do Curso EFA NS 1 A envolvidos, desde o início do ano lectivo, no Projecto subordinado ao tema “Histórias de Quando Aprender é um Prazer / Stories from when we enjoyed learning” substituiram a sala de aula pela Biblioteca a fim de ouvirem histórias de vida contadas pelo Dr Leopoldo Santos, aposentado de uma carreira de advocacia longa e trabalhosa, mas repleta de histórias de um humanismo exemplar. E é neste campo que o nosso convidado destacou a coragem e a determinação da sua mãe, que lhe serviu de exemplo pela vida fora, e também o facto de ela o ter escolhido, de entre os seus doze filhos, para continuar os estudos. “Senti-me, na altura, um privilegiado, mas também percebi muito bem que isso era, nem mais nem menos, do que um prémio à minha aplicação aos estudos e à minha vontade de aprender”, fim de citação.

Homem feito, e de regresso da sua comissão militar em Goa, visitou a cidade do Cairo e as milenares pirâmides de Gizeh. A propósito desta viagem referiu: “Dessa emocionante visita guardei documentação literária e fotográfica. Mal sabia eu que, passados alguns meses, esses elementos ainda haviam de servir-me para alguma coisa. Mas aconteceu. Um jornal de Luanda - O Comércio de Angola - abriu, na altura, um concurso para jornalistas amadores na modalidade de reportagem. Eu concorri com um trabalho sobre a minha visita às pirâmides e ganhei o primeiro prémio”, fim de citação.

Estes dois extractos das histórias vividas pelo Dr Leopoldo constituem dois bons exemplos de que estudar e aprender dão prazer, mas também podem trazer compensações financeiras e novas oportunidades aos mais persistentes.


A Coordenadora do Projecto do Curso EFA NS 1 A, Maria Elísia Correia, agradece aos professores Gabriel Batista, Francisco Lopes, Ilena Luís e Ana Duro a sua colaboração e/ou participação neste projecto que, de acordo com o Plano Anual de Actividades, se vai desenvolver ao longo do presente ano lectivo.

Sem comentários: