Visita a BN Jose Martí - Havana


Quatro salas de leitura, duas livrarias, um teatro, três galerias, uma sala de projecções entre outras.
http://www.bnjm.cu/historia.htm

Nada nesta biblioteca é informatizado. As fichas de papel são antigas e guardadas em velhos arquivos de madeira trabalhada.
José Martí foi dos mais destacados dirigentes na luta pela independência, e, durante a sua curta vida, (morreu em combate aos 42 anos) foi sempre a chave para abrir todas as portas dos indecisos e a força titânica para derrubar todas as muralhas.
Jornalista, escritor, poeta, político e soldado, o grande mártir da independência do país em relação à Espanha(1853-1895)

Publicou centenas de poemas, novelas e dramas, além de cartas e artigos de jornal. Entre os mais famosos estão o Ismaelillo (1882), os Versos Sencillos (1891) e os Versos libres (1892). Publicado em 1891, o poema Versos Sencillos é a sua maior realização no campo da literatura. É um grande poema de amor à mulher e à patria passando pelos filhos e pela natureza. Foi escrito entre 1889 e 1890 durante um período em que Martí estava doente. A letra da música Guantanamera, conhecida internacionalmente como símbolo da ilha, foi retirada deste poema.

Biblioteca Cuba México - Fundo de Cultura Económica do México

Sem comentários: