Visita à Biblioteca da Abadia de St. Gallen

A biblioteca da abadia de St. Gallen é mundialmente famosa: é uma das mais ricas e mais antigas do mundo e contém 130.000 livros, incluindo manuscritos preciosos como o mais antigo conhecido plano arquitectónico elaborado em pergaminho.

A biblioteca do convento contém cerca de 130.000 volumes, incluindo os preciosos manuscritos que datam do séc.VIII ao séc.XV.
A biblioteca de arquitectura é barroca, mas a decoração é de estilo rococó.
Murais no tecto incluem representações "trompe l'oeil" dos quatro grandes concílios da igreja primitiva e um retrato do Venerável Bede (um monge Inglês e historiador da Igreja).

Na Biblioteca encontra-se uma das colecções mais antigas e valiosas do mundo de livros medievais escritos à mão, abrigada nas salas barrocas da biblioteca da abadia
Durante séculos, académicos de todo o mundo peregrinaram para Stiftsbibliothck - que significa, literalmente, biblioteca da abadia - nesta antiga cidade abrigada entre as cadeias de montanha do leste da Suíça, para estudar sua vasta colecção de manuscritos, muitos deles escritos e ilustrados antes do ano 1000.
A colecção inclui material tão variado quanto maldições contra ladrões de livros, baladas de amor, canções e uma planta baixa de um monastério medieval desenhada à mão, esboçada em torno de 820 D.C., o único documento desse tipo existente.
Acredita-se que a biblioteca foi fundada no século IX, cerca de dois séculos depois de um monge irlandês chamado Gallus estabelecer o monastério que se tornaria o centro da cidade que hoje leva seu nome.
O monastério foi dissolvido por autoridades locais em 1805. A biblioteca é hoje propriedade da Igreja Católica Romana.

Sem comentários: