Banda Desenhada anos 30 na BE

As “histórias aos quadradinhos” voltam à biblioteca.


Está patente ao público escolar, a partir do dia 9 de Março, e até ao fim do 2º período, uma exposição de revistas de banda desenhada dos anos 30 do século XX, em língua portuguesa e espanhola, cedida por um particular à BE.
Já não é a primeira vez que a nossa biblioteca promove uma exposição deste tipo, o que reflecte a sua intenção de diversificar a oferta cultural ao dispor da comunidade da escola.

A Banda Desenhada, ou “histórias aos quadradinhos”, como é costume chamar-se-lhe, “é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais.” (in www.wikipedia, org)

Tratada muitas vezes por muitos com uma certa displicência preconceituosa, são inegáveis a popularidade e oportunidade didáctica que a BD oferece, o que, no caso da nossa escola, se irá concretizar no trabalho que alunos de Artes e Espanhol irão desenvolver com os seus respectivos professores e que resultará, sem dúvida, em mais-valias no processo de aprendizagem. Neste processo dinâmico, a Biblioteca da Escola Secundária de Albufeira está, mais uma vez, a cumprir a sua missão cultural e pedagógica e outras oportunidades surgirão, sem dúvida, até ao final do ano lectivo.


 

1 comentário:

Geraldes Lino disse...

Gostei de tomar conhecimento desta iniciativa levada a efeito pela Biblioteca da Escola Secundária de Albufeira.
Apenas lamento que, a ilustrar o "post", só estejam duas imagens de origem espanhola.
Com certeza que na exposição há imagens de bandas desenhadas extraídas de revistas portuguesas contemporâneas dessas espanholas. Ou não?
Geraldes Lino
http://divulgandobd.blogspot.com

P.S.- No texto lê-se a seguinte frase:
(...) A Banda Desenhada, ou "histórias aos quadradinhos, como é costume chamar-se-lhe (...)"
O mais correcto seria terem escrito: "como era costume chamar-se-lhe".
Porque, na realidade, desde o fim da década de sessenta do século passado que a expressão "banda desenhada" foi gradualmente substituindo a bonita (mas algo infantil) expressão "histórias aos quadradinhos.