Biodiversidade e espécies migradoras

Conservação da biodiversidade e espécies migradoras: o caso das tartarugas marinhas

Prof.º Doutor Nuno Loureiro da Universidade do Algarve


No âmbito da Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade as turmas A e C do 10º ano, acompanhadas pelas professoras Ana Margarida Farinheira e Maria José Morais participaram numa palestra dinamizada pelo Prof.º Doutor Nuno Loureiro da Universidade do Algarve, no dia 26 de Abril na Biblioteca da ESA.

A palestra abordou a temática da conservação da biodiversidade sob um ponto de vista ecológico, em paralelo com um ponto de vista sociológico. A Ilha do Príncipe, onde decorre actualmente um projecto de conservação de tartarugas marinhas – Programa SADA - coordenado pela Universidade do Algarve, e também a Ilha de Santiago, Cabo Verde, foram apresentadas como casos-de-estudo.


O objectivo da palestra foi sensibilizar o público-alvo para as interacções existentes entre a vida selvagem e as populações humanas, e também transmitir informação sobre a ecologia e biologia das tartarugas marinhas, e para a sua vulnerabilidade ao risco de extinção. Por fim, a palestra apresentou o Programa SADA, como um exemplo de um projecto de investigação multidisciplinar da Universidade do Algarve.

Os alunos mostraram muito interesse pelo tema, colocando questões pertinentes e interligaram a informação das aulas de Biologia com os conteúdos da palestra. No fim, o orador apreciou e elogiou a postura dos alunos.

Sem comentários: