Visita de Estudantes Finlandeses à ESA

Visita de Estudantes Finlandeses à ESA

Vindos da Finlândia, país de lagos azuis, ilhas verdes no Verão e infindáveis mantos de neve nas restantes estações, dois grupos de estudantes visitaram a ESA nos dias 14 e 28 do passado mês de Maio, cerca de vinte alunos e dois professores da Escola “Lyseon Peruskulu”, cidade de Joensuun.
Foi elaborado um texto em Inglês para uma brochura. Esta apresentava uma breve informação acerca da ESA: alunos, professores, órgãos de gestão, departamentos curriculares, nível de ensino, cursos a funcionar e serviços.

O programa contemplou uma visita à Biblioteca, onde foram recebidos pelo Bibliotecário, ao CEESA, bem como a participação numa aula da área de informática do professor Mário Peliquito, e uma passagem pelo Ginásio, bar de alunos e cantina.
Na manhã do dia 28 de Maio, um grupo de dez estudantes e a professora de Matemática, Joana Wiksten, da Escola Secundária “Hauhola”, cidade de Kajaani, 600 km a norte de Helsínquia, foram igualmente recebidos na nossa escola durante a sua permanência em Albufeira. Os estudantes participaram na aula de Português (disciplina escolhida pelo grupo) da professora Maria de Jesus Pinto, turma C, 10º Ano, onde projectaram, em PowerPoint, imagens das belíssimas paisagens da Finlândia nas quatro estações do ano, da cidade de Kajaani, da sua escola, e, também, não faltou uma primeira aula de aproximação à realidade linguística do seu país. Foram momentos de entusiástica interacção para recordar através de registos fotográficos. No prosseguimento da visita, tiveram a oportunidade de assistir, no Ginásio da ESA, ao efusivo Festival de Ginástica dos nossos alunos.
Na hora da despedida, ofereceram à Biblioteca da ESA dois livros: FINLAND – LAND OF BEAUTY, KAJAANI e uma brochura.

Como as imagens valem, muitas vezes, mais do que as palavras poder-se-á concluir que:
It’s easy to fall in love with Finland as beauty is everywhere: people’s attitudes towards nature, their own homes and their surroundings, the endless shore meadows, the tiny islands, the reindeer grazing on a mire in July, the clear water of the streams in Lapland and the town of Hanko with its large villa appropriately named Bellevue.
Professora: Maria Elísia Correia.

Sem comentários: