Ler em Português

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura propõem o concurso Ler em Português, com o intuito de promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar o intercâmbio de experiências e saberes entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.
Esta iniciativa conta com a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Formação – Região Autónoma dos Açores, da Secretaria Regional da Educação e Cultura – Região Autónoma da Madeira, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua - Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos da América e da Associação de Professores de Português dos EUA e Canadá .
Utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo como veículo de comunicação, a Língua Portuguesa torna-se, cada vez mais, um idioma universal que importa difundir com o intuito de aproximar culturas, divulgar autores e criadores, transmitir conhecimentos, ideias, reflexões e pontos de vista diversos, sobre a realidade intelectual e a vida social.
A parceria estabelecida entre a FLAD, a RBE e o PNL irá permitir a criação de comunidades de leitores, abertas ao cosmopolitismo, empenhadas na construção de uma cidadania responsável e plural, consciente dos matizes culturais que interagem no quotidiano das sociedades do século XXI.

 Inscrições em:

http://www.lerportugues.net/np4/11

Tema da edição 2012.13

Liberdade e segurança numa sociedade plural

Liberdade e segurança são dimensões fundamentais para o desenvolvimento harmonioso, equilibrado e aberto das sociedades do século XXI.
O mundo globalizou-se, a coexistência de valores, ideias, raças e culturas diferentes é um facto incontornável do nosso quotidiano; a guerra, a violência e a destruição são catástrofes que ultrapassam uma sociedade, um país.
Assim, a construção de sociedades efetivamente plurais, abertas e cosmopolitas exige o conhecimento das diferentes realidades sociológicas e culturais e uma consciência clara dos desafios colocados aos cidadãos.

Sem comentários:

Poderá também gostar de - LinkWithin

Artigos relacionados por LinkWithin