Ensinar hoje: os novos desafios

A apresentação esteve a cargo da Dr.ª Célia Pedroso.


A palestra com o Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício o pai da Escola Cultural em Portugal, decorreu perante uma assistência muito atenta, fazendo parte dela alguns dos seus ex alunos e hoje professores desta escola.
"...O modelo da escola cultural encara a escola numa perspectiva multidimensional. O programa educativo escolar possui três dimensões: a dimensão lectiva, a extra-lectiva e a interactiva. A primeira é definida pelo plano de estudos aprovado pelo Ministério da educação. É heteroprogramática e obrigatória. A segunda e a terceira são autoprogramáticas. Cada estabelecimento de ensino, através do seu conselho pedagógico e traduzindo a vontade de professores e alunos, define o programa de actividades de complemento curricular e as actividades de interacção. São duas dimensões de carácter facultativo e livre. A dimensão extra-lectiva dá expressão às actividades artísticas, culturais e desportivas que, por serem inteiramente livres e facultativas, estão a juzante da dimensão lectiva. "
"...Como é fácil verificar, a cultura constitui a finalidade e o objecto da escola, cada uma das dimensões tem um papel a desempenhar na transmissão do legado cultural e na criação cultural."
Esteve presente o representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Albufeira o Sr. Helder Silvestre.

Sem comentários: