PALESTRA: "NAVEGAR NA INTERNET EM SEGURANÇA"


O Professor Fernando Carrapiço da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, proferiu uma palestra no auditório da Escola Secundária de Albufeira, para alunos , professores e encarregados de educação.

Chamou a atenção para alguns perigos da utilização da net, pelas crianças e jovens bem como, os cuidados que pais e professores devem ter.

Apresentou com algum pormenor o sítio http://www.seguranet.pt/ , que apresenta um espaço informativo para alunos, pais, professores e escolas.






Na secção dedicada aos Pais:


"Na vida preocupamo-nos em educar os nossos filhos o melhor possível, ensinando-lhes regras, dando-lhes conselhos, acompanhando-os nas suas diversas actividades, alertando-os constantemente para eventuais perigos etc. A Internet entrou nas nossas vidas e veio para ficar, passando a fazer parte delas. Mas tal como acontece com outras coisas nas nossas vidas, a Internet comporta alguns riscos com os quais temos de aprender a lidar para podermos preparar os nossos filhos para mais esta nova realidade."


Na secção dedicada aos professores:

"Para melhor orientarmos os nossos alunos quanto ao uso que fazem da Internet, devemos ter em conta os riscos inerentes à sua utilização. Quer os nossos alunos estejam agora a dar os primeiros passos na Internet, quer estejam já muito habituados a utilizá-la, nós, enquanto professores, podemos ajudá-los a avançar com mais segurança no mundo “virtual”."

Na secção dedicada aos alunos:

"A Internet é um lugar fantástico onde podes falar com gente de todo o mundo e fazer novos amigos, aprender coisas sobre determinados assuntos e passar momentos divertidos. Mas, para poderes beneficiar de todas as vantagens da Internet, é fundamental que a utilizes em segurança."

Sem comentários: